A equipe do Residencial Vivendas do Guaíba sabe que as altas temperaturas do verão podem ser danosas para pessoas idosas que não tomam esses 3 cuidados fundamentais.
Em primeiro lugar, é preciso dar muita atenção à hidratação das pessoas idosas, pois elas sentem menos sede e facilmente desidratam – a desidratação pode ter graves consequências, até mesmo levando à morte. Por isso, cuidadores devem fazer o idoso consumir água diariamente mesmo que não esteja sentindo sede.
Sucos, chás, e frutas também são excelentes para complementar a hidratação na Terceira Idade.
Depois, a equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba lembra que é possível exercitar-se em qualquer idade, algo muito importante para os idosos continuarem ativos e saudáveis. Porém, especialmente durante o verão, é preciso o acompanhamento de profissionais para evitar problemas de pressão ou hidratação.
Além disso, procure horários com temperatura mais amena e faça os exercícios com moderação, sempre utilizando protetor solar e bonés!
Por fim, damos uma alerta especial para que a possibilidade de hipertermia seja respeitada – a hipertermia é o aumento da temperatura corporal devido ao calor. Ela pode ser identificada por contraturas musculares, náuseas, vômitos, dor de cabeça e fraqueza.
Uma consequência comum da hipertermia é a queda repentina da pressão, aumentando o risco de quedas que podem ser gravíssimas para pessoas acima dos 60 anos.