Os carboidratos são divididos em duas categorias, os simples e os complexos. Na primeira categoria, isto é, dos carboidratos simples, entram alimentos como pães brancos, doces e outros alimentos industrializados; já na segunda categoria, temos diversos alimentos como grãos integrais e até mesmo frutas!
Os carboidratos simples devem ser consumidos com moderação, especialmente por pessoas idosas e diabéticas, pois eles têm poucas fibras e são digeridos rapidamente, levando a picos de insulina no sangue, o que aumenta as chances de obesidade e diabetes tipo 2. Já os carboidratos complexos não só podem, como devem ser consumidos diariamente, pois são excelentes fontes de nutrientes diversos, além de fornecerem energia ao corpo.
Para pessoas idosas, a recomendação da nossa equipe começa pela aveia, que pode ser facilmente transformada em deliciosos mingaus. Ela auxilia no funcionamento do intestino, possui baixo teor calórico e uma quantidade significativa de nutrientes como fibras, magnésio, zinco, ferro, proteínas, potássio, fósforo, cobre, manganês e vitaminas.
Depois, frutas diversas com casca ou no caso da laranja, o bagaço, também são excelentes fontes de carboidratos complexos para pessoas idosas. Laranja com bagaço, maçã com a casca, pêssego e melancia, por exemplo, possuem diversos nutrientes importantes, são frutas saborosas e auxiliam na digestão e hidratação do idoso.
Por fim, destacamos outros dois ingredientes comuns, mas excelentes fontes de carboidratos, o feijão e a batata-doce. O feijão é uma fonte incrível de minerais como ferro e cálcio, além de ser rico em fibras e proteínas vegetais, enquanto a batata-doce é excelente fonte de potássio, vitaminas C e do complexo B, e excelente fonte de carboidratos complexos!