O calor do verão demanda cuidados especiais para todos nós, mas com idosos é preciso ter ainda mais atenção. Dessa forma, a Geriatria Vivendas do Guaíba tem 3 pontos que gostaríamos de salientar para cuidar em idosos nessa época do ano.
Muito cuidado com a hidratação
Devido ao processo natural de envelhecimento, sentimos menos sede, porém, ainda precisamos tomar ao menos 2 litros de água diariamente para que o nosso corpo mantenha-se saudável.
Dessa forma, a pessoa idosa deve ingerir líquidos durante o dia, especialmente água, mesmo que não sinta sede para não ficar desidratada. É importante oferecer e incentivar o consumo de água pela pessoa idosa mesmo que ela não solicite.
Modere os exercícios
A prática de exercícios físicos é muito importante para que idosos continuem ativos e saudáveis. Porém, além do acompanhamento de profissionais, durante o verão a prática de exercícios físicos pode facilmente levar a problemas de pressão e desidratação.
Assim, o idoso pode continuar praticando exercícios físicos, mas eles devem ser moderados, de preferência, em horários com temperaturas amenas. Além disso, a utilização de protetor solar e bonés também é recomendada.
Cuidado com a hipertermia
A hipertermia é o aumento da temperatura corporal por causa do calor. Ela causa contraturas musculares, náuseas, vômitos, dores de cabeça e fraqueza assim como a queda repentina da pressão, uma das suas complicações mais comuns, o que aumenta muito o risco de quedas com graves consequências para idosos.