3 vitaminas essenciais para o sistema imunológico de idosos - Residencial Geriátrico

3 vitaminas essenciais para o sistema imunológico de idosos

3 vitaminas essenciais para o sistema imunológico de idosos

3 vitaminas essenciais para o sistema imunológico de idosos 1280 853 agenciami
3 vitaminas essenciais para o sistema imunológico de idosos

O sistema imunológico é o protetor do nosso corpo, garantindo proteção e evitando que substâncias e corpos estranhos como bactérias e vírus afetem a nossa saúde de forma negativa. É um sistema muito complexo que envolve diversos tipos de células e órgãos, funcionando em conjunto como uma barreira de proteção.

Porém, como todo o restante do nosso corpo, especialmente ao envelhecermos, ele deve ser bem nutrido. Dessa maneira, queremos destacar 3 substâncias fundamentais para o sistema imunológico de pessoas idosas:

1.Vitamina E

A Vitamina E possui propriedades antioxidantes que auxiliam na diminuição e reparo dos danos provocados por radicais livres, isto é, combate o envelhecimento precoce e ajuda na manutenção da pele e dos cabelos. 

Porém, a sua maior contribuição ao sistema imunológico está na sua atuação na cicatrização dos tecidos do nosso corpo e no fortalecimento das nossas defesas contra infecções. Óleos vegetais como óleo de girassol, milho e canola, além de avelãs, castanhas, amendoim e amêndoa são ricas fontes de Vitamina E.

2.Vitamina D

A Vitamina D é, na realidade, um hormônio produzido pelo nosso organismo em nossa pele através da exposição aos raios solares. Isto é, basta pegarmos um solzinho todos os dias para garantirmos a Vitamina D necessária ao nosso corpo.

A Vitamina D possui diversas funções em nosso corpo, sendo fundamental para o desenvolvimento dos ossos e para os sistemas cardiovascular, muscular, metabólico e insulinodependente. No sistema imunológico, os linfócitos, que são as nossas principais células de defesa, apresentam receptores que ajudam a Vitamina D a fortalecer o nosso sistema de defesa e combater doenças. 

3.Vitamina A

A vitamina A é encontrada de forma abundante em alimentos de origem animal como fígado, leite e derivados e peixes e vegetais como cenoura e couve. Em nosso sistema imunológico, a sua ação é fundamental para a modulação da imunidade, isto é, nas respostas do nosso corpo a qualquer estresse ou ataque – a vitamina A modula a resposta de células fagocitárias estimulando a fagocitose (a ingestão de partículas estranhas ao corpo como bactérias e vírus) e o aumento na resposta de outras células de defesa como timócitos e mitógenos, sendo assim, muito importante para o combate a infecções e criação de imunidade.