A alimentação é um ponto de atenção em qualquer fase de nossa vida, mas ainda mais no caso de pessoas idosas, pois o processo natural do envelhecimento nos torna mais vulneráveis. Por isso, nossa equipe aqui na Geriatria Z quer dar algumas dicas de caldos saborosos, nutritivos, e fáceis de deglutição para qualquer idoso.
Em primeiro lugar, não podia faltar a canja de galinha. Rica em proteínas, vitaminas, sais minerais, e carboidratos, a canja fortalece o organismo e o sistema imunológico, a defesa do nosso corpo. E ao cozinharmos o frango, ele libera cisteína, um tipo de aminoácido que libera secreções do pulmão – daí a sua fama de ser boa escolha para quem está resfriado.
O caldo verde, prato típico de Portugal, é outra boa opção para idosos. Fácil de levar, pois tem usa três ingredientes principais (batata, linguiça e couve-manteiga), é rico em cálcio, ferro, clorofila, magnésio e vitaminas A e B, contribuindo, dessa maneira, para prevenir anemia e outras enfermidades, além de desintoxicar e ajudar o intestino a funcionar melhor.
A sopa de ervilha é outra excelente opção de caldo para pessoas idosas, pois é rica em fibras, minerais como magnésio, ferro, potássio, e zinco, e em vitaminas A, B, C, E e K. Todos esses nutrientes ajudam o coração a funcionar melhor e a regular níveis de açúcar no sangue, prevenindo e controlando doenças como a diabetes.
Por fim, nossa última sugestão é o caldo de abóbora, pois a abóbora é pouco calórica e muito nutritiva. Excelente fonte de vitaminas A, B, e E, ela também fornece fibras, magnésio, cálcio, e ferro, auxiliando na saúde dos olhos, pele, circulação sanguínea e fortalecendo o sistema imunológico.