Quando pensamos nos cuidados que pessoas idosas precisam, a saúde dos pés dificilmente será o primeiro pensando em nossa mente. Porém, o Residencial Vivendas do Guaíba alerta que cuidar desses membros é fundamental para toda pessoa, por isso, iremos destacar alguns pontos críticos para idosos.
Em relação à limpeza, é importante sempre esfregar os pés com água e sabão neutro durante o banho – para evitar quedas, o idoso pode ter auxílio. Além disso, para evitar fungos e micoses, seque bem os pés após banhos e evite calçar sapatos com pés úmidos.
O segundo ponto é sobre as unhas – fique atento à aparência delas, pois unhas descoloridas, rachadas, ou manchadas podem ser sinal de problema de saúde nos pés ou até falta de nutrientes. Unhas limpas e aparadas, bem cortadas e lixadas, são aliadas da saúde para não encravarem ou machucarem os pés.
Outro ponto é relacionado com a hidratação dos pés – pés bem hidratados reduzem risco de rachaduras que podem ser portas para infecções. Fale com dermatologista para procurar o creme ideal para a pessoa idoso, mas lembre-se de não passar entre os dedos para não aumentar risco de fungos e bactérias por causa da umidade.
Por fim, a equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba destaca que escolher o sapato adequado para a pessoa idosa é muito importante, pois nossos pés perdem elasticidade na Terceira Idade assim como sofrem atrofia muscular, dificultando a adaptação aos sapatos e tornando-os mais suscetíveis a dores e calos. O ideal é procurar sapatos com bom apoio plantar, pontas arredondadas, salto de 3 a 5 centímetros para um relaxamento posterior, e tecido macio que ajuda na absorção de impacto.