Infelizmente, quedas de pessoas idosas são mais comuns do que gostaríamos. E em geral, as consequências também são mais graves do que em pessoas mais novas, pois além dos nossos ossos e músculos enfraquecerem com o envelhecimento, o processo de calcificação, isto é, de recuperação dos ossos, é lento e incompleto.
Dessa maneira, a equipe do Residencial Vivendas do Guaíba gostaria de dar algumas dicas para tentar prevenir idosos de sofrerem quedas. Para começar, em primeiro lugar, é preciso pensar na casa, retirando tapetes e outros objetos que possam dificultar os passos da pessoa idosa – no mesmo sentido, busque calçados adequados: chinelos e pantufas são perigosos, o ideal é encontrar calçados confortáveis que fiquem presos aos pés.
Depois, é preciso evitar riscos desnecessários – por exemplo, quedas de banquinhos ou cadeiras ao buscar objetos em locais altos são relativamente comuns. Dessa maneira, organize os itens de primeira necessidade e do dia a dia em armários baixos.
Por fim, é preciso que a pessoa se movimente, mas com calma, é claro. Se a pessoa idosa fica muito tempo parada, há um enrijecimento das articulações que dificulta a movimentação, logo, de tempos em tempos, é preciso que a pessoa idosa pelo menos se levante e dê uma caminhada pela casa.