A Geriatria Vivendas do Guaíba destaca fatores de risco para o câncer de mama
O câncer de mama não tem somente uma causa. Há diversos fatores ambientais, comportamentais, e genéticos, assim como histórico reprodutivo e hormonal que influenciam no risco de desenvolver a doença.
Neste mês ocorre o Outubro Rosa, campanha de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Dessa maneira, queremos destacar quais são os fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer que é o mais comum entre as mulheres.
Entre os fatores ambientais e comportamentais, estão a obesidade e o sobrepeso, a falta de atividade física, e o tabagismo. Logo, procurar uma dieta saudável e balanceada e praticar exercícios físicos, além de evitar o consumo de cigarros e afins é um excelente começo para se prevenir do câncer de mama e cuidar do seu corpo em geral.
Quando falamos de fatores relacionados ao histórico reprodutivo e hormonal, destacamos fatos como a primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, menopausa após os 55 anos, uso de contraceptivos hormonais e reposição hormonal após a menopausa, especialmente por mais de cinco anos.
Por fim, fatores genéticos como história familiar de câncer de ovário e de mama e alterações genéticas, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2 também elevam o risco da mulher desenvolver câncer de mama.