A pele de pessoas idosas também envelhece e torna-se mais frágil, por isso, lesões não são incomuns. Dessa forma, a equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba gostaria de falar mais sobre essas lesões, afinal, ao sabermos mais dela, estamos mais preparados para evitá-las ou cuidar delas quando necessário.
Quando envelhecemos, sofremos enfraquecimento ósseo e muscular, o que dificulta a movimentação e aumentam as chances de queda. Dessa forma, as lesões por quedas ou batidas em móveis não são raras na pele de idosos – mobiliários, quinas, pisos escorregadios e degraus são as principais causas.
Já as lesões por doenças de pele geralmente são avermelhadas, gerando irritação e coceira, uma ação que agrava o seu aspecto. A má circulação causada por diabetes, hipertensão arterial, e outras doenças, assim como a desidratação, facilitam a formação de lesões na pele de idosos.
Por fim, as lesões na pele causadas por roupas, acessórios e atrito por roupas apertadas, fraldas geriátricas e acessórios também são relativamente comuns – e no caso de pessoas acamadas, o atrito com o lençol também pode resultar em úlceras de pressão.