A infecção urinária é um problema relativamente comum em pessoas idosas, especialmente no caso das mulheres, pois ao envelhecermos, nossa imunidade natural diminui. Entretanto, é um problema grave que precisa de atenção médica imediata.
Além da imunidade mais baixa, a utilização de fraldas geriátricas também contribui para a propensão à infecção urinária de pessoas idosas. A umidade gerada pelas fraldas traz uma maior chance de proliferação de bactérias e fungos na região genital.
Entre os sintomas mais comuns da infecção urinária, temos ardência ao urinar, necessidade constante de ir ao banheiro, febre, dor na bexiga, e presença de sangue na urina. No caso de idosos, mudanças comportamentais como confusão mental, irritação, inquietude e perda de apetite também estão relacionadas às infecções urinárias.
Em geral, o tratamento é realizado através de antibiótico para atacar a infecção e para aliviar a dor, analgésicos. É claro, um médico, preferencialmente urologista, deve realizar o diagnóstico e dar o tratamento.