A Geriatria Vivendas do Guaíba fala sobre o envelhecimento do sistema imunológico - Residencial Geriátrico

A Geriatria Vivendas do Guaíba fala sobre o envelhecimento do sistema imunológico

A Geriatria Vivendas do Guaíba fala sobre o envelhecimento do sistema imunológico

A Geriatria Vivendas do Guaíba fala sobre o envelhecimento do sistema imunológico 1280 853 simone

O processo de envelhecimento afeta todo o nosso corpo – da pele à respiração, da nossa força muscular ao sistema cardíaco. O sistema imunológico também envelhece e traz grandes consequências mesmo que isso passe despercebido. 

Por isso, a Geriatria Vivendas do Guaíba quer falar mais sobre isso. De maneira geral, nosso sistema imunológico torna-se menos eficaz enquanto envelhecemos – essas alterações contribuem para que pessoas idosas sejam mais vulneráveis a determinadas infecções e alguns tipos de câncer, por exemplo. 

Entre as mudanças desse processo, nosso sistema imunológico começa a perder a capacidade de detectar quais são células do próprio corpo e quais são estranhas, por isso, distúrbios autoimunes são mais frequentes. E nossos macrófagos, uma das células de defesa, são mais lentas para destruir bactérias, células cancerígenas e outras ameaças. 

Além disso, temos menos glóbulos brancos capazes de responder a novos antígenos, por isso, no momento que idosos se deparam com uma nova ameaça como infecção ou doença, o organismo tem menor capacidade de reconhecimento e defesa. Para finalizar, nossos anticorpos tornam-se menos capazes de aderir aos antígenos, o que explica porque idosos são mais vulneráveis a pneumonia e gripe e o motivo das vacinas serem menos eficazes em pessoas mais velhas.