A Geriatria Vivendas do Guaíba fala sobre os problemas bucais mais comuns em idosos - Residencial Geriátrico

A Geriatria Vivendas do Guaíba fala sobre os problemas bucais mais comuns em idosos

A Geriatria Vivendas do Guaíba fala sobre os problemas bucais mais comuns em idosos

A Geriatria Vivendas do Guaíba fala sobre os problemas bucais mais comuns em idosos 1600 1066 simone

A nossa saúde bucal, da mesma maneira que ossos, músculos e outros órgãos, também fica mais vulnerável a algumas questões particulares quando envelhecemos. Por isso, a Geriatria Vivendas do Guaíba preparou essa publicação com os principais problemas para a saúde bucal de idosos. 

A deterioração dos dentes, a chamada cárie, é um dos problemas mais comuns em idosos. Ela pode ser coronária, isto é, localizada nas superfícies de mastigação ou entre os dentes; radicular, quando é causada pela perda de esmalte durante o envelhecimento; e por fim recorrente, quando ocorre deterioração ao redor de restaurações e coroas existentes. 

Além disso, problemas nas raízes dos dentes são comuns em idosos pelos mesmos motivos que a cárie radicular: ao envelhecermos, a gengiva retrai e as raízes ficam mais expostas, o que as leva a se deteriorar facilmente devido à falta de esmalte. 

Outro problema comum em idosos é a sensibilidade bucal. Com a chegada da Terceira Idade, em geral, a retração da gengiva expõe áreas dos nossos dentes não cobertas por esmalte. Essas áreas podem doer bastante ao ingerirmos algo muito quente ou muito frio. 

Para finalizar, a chamada boca seca é uma queixa comum de pessoas idosas. Esse problema pode ser causado por medicamentos ou outros distúrbios da saúde, incluindo, a desidratação.