Em sua fase avançada, a Doença de Alzheimer pode trazer momentos difíceis para os cuidados da pessoa portadora, especialmente se são familiares próximos. Tanto sintomas quanto cuidados necessários podem durar longos períodos de tempo, de meses até anos, e demandarem muito de quem cuida.
É importante entender que a Doença de Alzheimer é uma doença crônica e progressiva, assim, os sintomas tornam-se variados e mais intensos quando a doença avança. Dessa maneira, a Geriatria Vivendas do Guaíba quer falar sobre alguns cuidados nessa fase avançada do Alzheimer quando o portador vai perdendo as suas capacidades cognitivas e tornando-se mais dependente.
Neste momento, portanto, a pessoa com doença de Alzheimer irá precisar de cuidados durante as 24 horas do dia:
– Será necessário alimentar o paciente, dando a comida na boca. Se houver dificuldade de engolir, é importante procurar orientação médica, de fonoaudiólogo e nutricionista para criar um cardápio com alimentos macios e fáceis de deglutir ou até mesmo introduzir a alimentação por sonda.
– Cuidar da hidratação do idoso, pois raramente irá pedir por água.
– Acompanhar ou executar a higiene pessoal do portador de Alzheimer. Isso pode incluir dar banho, lavar e secar cabelos, escovar os dentes, e cortar as unhas, assim como a limpeza após urinar ou defecar – em geral, fraldas são utilizadas, e deve-se manter atenção para as trocas a fim de evitar problemas de pele e infecções.
– Auxiliar a escolher e trocar as roupas, pois devido a perda de cognição, dificilmente a pessoa com Alzheimer terá capacidade de reconhecer o clima para escolher a roupa adequada.
Por fim, independentemente da fase da demência de uma pessoa idosa, o contato humano continua sendo importante. Afinal, todos gostamos de um carinho.