A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença traiçoeira, pois em geral, ela não apresenta sintomas. E apesar de ser possível que a doença se manifeste em qualquer idade, a incidência aumenta com a idade.
Dessa forma, é muito comum que a hipertensão seja descoberta quando a pessoa idosa vai ao médico por sentir alguma dor ou por fazer uma consulta de rotina e ao ter sua pressão medida, descobrimos que está muito alta. E o seu controle é fundamental, pois a pressão alta pode levar a complicações no coração, cérebro e rins.
Logo, é muito importante que a pessoa idosa com hipertensão tenha a sua pressão medida constantemente e seja acompanhada por médico, especialmente se existir a necessidade do uso de medicamentos para o controle de doença. Entretanto, é claro que hábitos saudáveis também são fundamentais.
Por isso, por exemplo, o consumo de álcool deve ser evitado ou reduzido, pois ele libera substância que fazem a pressão arterial subir. O consumo de sal também deve ser reduzido, mesmo porque nossa necessidade diária de sal é de cerca de 2 gramas apenas, por isso, procure outros temperos e especiarias para a sua comida, além do acompanhamento de nutricionista, é claro.
Por fim, a prática de exercícios físicos de rotina é outra aliada no controle da pressão alta, já que o sobrepeso é fator de risco para a doença e para o seu descontrole. Logo, uma mudança de hábitos vida pode ser indicado para qualquer idade com resultados surpreendentes.
Fonte: Drauzio Varella