O contato e interação social é importante em qualquer fase de nossa vida, incluindo, é claro, a Terceira Idade. Sentir-se socialmente incluso, ativo e bem-quisto faz bem para qualquer pessoa idosa.
A convivência com amigos e familiares é imprescindível para a felicidade do idoso. Essa convivência pode ser virtual, através de videochamadas, com encontros simples para uma refeição, uma conversa ou uma caminhada – o importante é demonstrar para a pessoa idosa que ela é bem quista.
Nesse sentido, aliás, é importante realizar atividades de lazer – essas atividades não só criam momentos de interação social, mas também estimulam a memória, o raciocínio, a concentração e habilidades motoras. Caminhadas em parques, sessões de filme ou leitura em conjunto, e jogos interativos como quebra-cabeças, memória, bingo, dominó e outros são excelentes oportunidades de lazer e interação social.
Por fim, é importante destacar a relação do idoso com todos profissionais de saúde e afins com quem interage. A pessoa idosa deve sentir-se à vontade na presença dessas pessoas, assim como firmeza nas sugestões e tratamentos indicados, e é claro, confiança para que o idoso possa conversar a respeito de sintomas, dores e sentimentos.