A desnutrição é um problema que pode afetar pessoas de qualquer idade, entretanto, por problemas físicos ou psicológicos, assim como mudanças no estilo de vida, esse problema tem mais chance de aparecer em pessoas idosas. A desnutrição é sempre perigosa, mas pode ser ainda mais devastadora para a terceira idade.
Dessa maneira, o Vivendas do Guaíba gostaria de fazer um alerta sobre a desnutrição em idosos e as suas principais causas.
Em primeiro lugar, temos a diminuição do número de papilas gustativas e da sua eficácia. Juntando isso à diminuição da secreção da saliva, há uma perda de apetite, pois os receptores gustativos e olfativos têm a função diminuída.
Além disso, a contração e relaxamento do trato digestivo provoca lentidão do esvaziamento gráfico, o que leva a um aumento da saciedade, comprometendo a ingestão de nutrientes, o que pode levar à desnutrição. Em pessoas idosas, também podem surgir alterações na percepção sensorial e diminuição da sede que interferem diretamente no consumo de alimentos.
A depressão também pode afetar o apetite, assim, é importante cuidar da saúde mental para o bem-estar geral, pois sintomas depressivos podem levar à redução da ingestão alimentar de forma extrema. E por fim, também é importante cuidar da saúde bucal, pois a perda dos dentes e de outros problemas na boca podem causar dor e dificuldades para mastigar e engolir, problemas associados à desnutrição.