A alimentação tem um papel fundamental em nossa saúde e para pessoas idosas, é claro que isso não é diferente. No verão, é importante tomar algumas precauções para fortalecer o corpo, pois é comum perdemos o apetite quando as temperaturas sobem.
Dessa maneira, alimentos mais leves, fáceis de digerir e que possuam bastante água devem fazer parte do cardápio diário de idosos, evitando frituras, sódio e carboidratos em excesso. A equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba separou 5 alimentos que são ótimas opções para alimentação de idosos no verão:
Em primeiro lugar, o abacaxi é uma fruta refrescante que alivia o calor, mantendo o nosso corpo hidratado, pois possui bastante água. O abacaxi também é uma fonte significativa de vitaminas e ajuda a prevenir gripes e resfriados.
Rica em vitamina C, a laranja é excelente fonte de antioxidantes, além de ajudar na hidratação. Especialmente para quem mantém o corpo saudável fazendo atividades físicas, ela é incrível ao combater os radicais livres.
A cenoura é uma fonte rica de betacaroteno, um poderoso agente antioxidante, responsável por estimular a melanina e proteger a pele. Além disso, ela ajuda a retardar o envelhecimento precoce das nossas células, prevenindo o desenvolvimento de rugas.
Os peixes também devem estar inclusos no cardápio de idosos no verão, pois são excelentes fontes de proteínas, gorduras boas, ômega 3, e muito mais fáceis de digerir do que carnes vermelhas, por exemplo.
1
Por fim, indicamos o consumo de ovos para a ingestão de proteínas e vitaminas A, complexo B, C, D, E e K. Os ovos são uma excelente opção de café da manhã e lanches, preferencialmente cozidos