Uma doença crônica que pode trazer muitas complicações, a diabetes é relativamente comum em pessoas idosas. Mas com os cuidados certos e as dicas que a nossa equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba preparou, você poderá cuidar do seu familiar idoso com diabetes com mais tranquilidade.
Em primeiro lugar, é fundamental que os níveis de açúcar no sangue sejam medidos diariamente e a medicação indicada pelo especialista seja tomada corretamente. A medição da glicemia pode ser realizada em jejum e 1h após as refeições, assim, você pode medir de 4 a 6 vezes por dia – recomendamos que você tenha uma ficha para anotar as medições a fim de levar ao médico quando tiver consulta.
Depois, recomendamos que você ajude a pessoa a evitar o tabagismo assim como o consumo de álcool em excesso – em qualquer situação, esses são hábitos a serem evitados, mas são grandes fatores de risco para pessoas com diabetes. Além disso, busque uma equipe multidisciplinar para mais orientações para criar um cardápio adequado e uma rotina de exercícios físicos que estabilizam os níveis de glicose no sangue, como nutricionista, educador físico e fisioterapeuta.
Para finalizar e não menos importante, pessoas idosas com diabetes precisam ter um cuidado especial com os seus pés. A diminuição da sensibilidade que vem com a idade pode esconder cortes pequenos e escoriações, mas esses machucados são perigosos, pois podem levar a infecções.