É muito comum que ao envelhecer, as pessoas passem a comer menos alimentos. Isso acontece por diversas razões, como falta de apetite, alterações no olfato e paladar, ou dificuldade de comer por problemas dentários, por exemplo.
Entretanto, uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para manter uma mente sã e um corpo sadio. Dentro dessa alimentação, por mais idosa que a pessoa seja, é preciso consumir alimentos que fornecem proteína ao organismo, pois elas são cumprem diversas funções que mantêm o nosso corpo funcionando.
A nossa massa muscular é feita de proteínas, a hemoglobina que transporta o oxigênio é uma proteína, a produção de insulina é regulada por proteínas, os anticorpos que protegem o nosso corpo de ameaças são proteínas. Esses são apenas alguns exemplos da importância das proteínas para o nosso corpo, por isso, é essencial seguir uma dieta que inclua esses nutrientes em nosso dia a dia, já que pessoas com baixa ingestão de proteínas têm maior perda óssea e de massa muscular magra, entre outros problemas.
Portanto, mesmo na terceira idade, é preciso encontrar formas de consumir proteínas: se possível, através do consumo de alimentos que forneçam esse nutriente, como carne vermelha, peixe, frango, ovos e produtos lácteos assim como determinados grãos, frutas, vegetais e nozes. Mas se a ingestão de proteínas diárias não for suficiente através da alimentação tradicional, é possível conversar com seu médico ou nutricionista para encontrar suplementos nutricionais específicos que podem reforçar a sua dieta.