Como prevenir ou reduzir crises de ansiedade e agitação em idosos - Residencial Geriátrico

Como prevenir ou reduzir crises de ansiedade e agitação em idosos

Como prevenir ou reduzir crises de ansiedade e agitação em idosos

Como prevenir ou reduzir crises de ansiedade e agitação em idosos 1200 800 agenciami

Com o avanço da idade, muitas pessoas idosas desenvolvem algum tipo de demência, como o mal de Alzheimer, por exemplo. E a ansiedade e a agitação são sintomas comuns em portadores de Alzheimer e outros demências.

Mudanças de ambiente, alterações na rotina, percepção de ameaças e cansaço por tentar entender o que lhe parece confuso são situações que causam mais agitação e ansiedade. Assim, para prevenir ou reduzir crises de ansiedade e agitação, algumas práticas podem ser tomadas.

Entre essas práticas, podemos citar que manter um ambiente calmo é fundamental – se a pessoa está agitada, tente levá-la para seu quarto ou outro ambiente que ela aprecie de forma que possa descansar ou se acalmar com privacidade. Também é preciso evitar alterações do ambiente, por isso, assista televisão com volume baixo e limite horário de visitas.

Sempre ofereça água e alimento suficiente para evitar sede e fome, pois muitas vezes a pessoa fica agitada justamente por isso, mas não consegue se expressar e explicar o que lhe causa desconforto. Verifique se ela não tem dor e se está com roupas adequadas para o clima do momento.

Simplifique tarefas e rotinas para evitar que a pessoa fique confusa, assim, há uma chance menor de surgir uma crise de ansiedade e agitação. Procure planejar momentos para exercícios como caminhadas que podem aliviar a ansiedade.

Por fim, é preciso entender que dias difíceis irão existir, mas amor e respeito fazem toda a diferença. Seja sensível no cuidado, responda sempre com calma e não apresse a pessoa com demência.