A diarreia é uma condição que afeta pessoas de todas as idades, sendo comum também em pessoas idosas. Entretanto, devido ao efeito colateral de medicamentos ou tratamentos, assim como outras condições de saúde, a diarreia costuma acontecer com mais frequência na Terceira Idade.
Dessa forma, a equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba trouxe algumas dicas para tratar a diarreia em idosos. Para começar, é importante saber que de acordo com a gravidade do caso, o tratamento deve ser feito em hospitais – e mesmo em casos mais leves, deve ser feito acompanhamento médico.
Em geral, quando o tratamento é feito em domicílio, medicamentos para pressão alta e antidiabéticos são suspensos, pois a diarreia e a desidratação que ela causa leva a uma redução da pressão arterial e podem também ter como consequência um quadro de hipoglicemia.
Caso a pessoa idosa não esteja vomitando, a hidratação pode ser via oral. O tratamento mais importante para a diarreia é a reposição de fluidos e eletrólitos enquanto medicamentos antidiarreicos podem ser usados quando há presença de sangue nas fezes, febre e distensão do cólon.
Por fim, queremos destacar que frituras, alimentos com muita fibra, açúcar ou picantes, assim como bebidas gaseificadas e cafeinadas devem ser evitadas durante quadros de diarreia. Entretanto, é recomendado o consumo de banana, arroz branco purê de maçã, batatas cozidas, cereais, bolachas, e probióticos.