É praticamente impossível conhecer alguém que não se queixou de dor na coluna ao menos uma vez na vida. Falta de atividades físicas, doenças crônicas, hábitos ruins, e é claro, a faixa etária, influenciam para o surgimento de dores na coluna.
Quando envelhecemos, o nosso corpo passa por uma redução da massa óssea e enfraquecimento muscular, o que tem impacto direto em nossa postura e na conservação da coluna. Assim, manter-se em atividade, na medida do possível, é fundamental.
Dito isto, quais são as quatro principais doenças na coluna de idosos? Confira abaixo.
- Osteoartrite
As articulações do nosso corpo são responsáveis por reduzir o atrito entre as estruturas ósseas. No caso da osteoartrite, o que acontece é um enrijecimento dessas articulações, prejudicando o movimento e gerando dor.
2.Hérnia de disco
Neste caso, há um desgaste do disco intervertebral, uma estrutura responsável por evitar o atrito entre as vértebras da nossa coluna. Esse desgaste tira o disco da sua posição e ele passa a comprimir as raízes nervosas que saem da coluna, gerando o incômodo.
3.Osteofitose
Também conhecida como bico-de-papagaio, esse problema surge quando há um crescimento ósseo anormal em torno do disco intervertebral que citamos acima.
4.Osteoporose
Uma doença bem conhecida, a osteoporose torna os ossos mais frágeis e porosos, potencializando a ocorrência de fraturas.