Ao envelhecermos, naturalmente, nossa pele torna-se mais fina, menos hidratada e a sua elasticidade é reduzida. Por isso, o Residencial Vivendas do Guaíba quer falar ,dar algumas dicas de cuidados com a pele de idosos no verão.
Entre algumas mudanças que o envelhecimento traz para a nossa pele, está a diminuição das glândulas sudoríparas, levando a uma menor capacidade de transpiração espontânea. Essa redução, entre outros fatores, pode contribuir para um problema grave, a hipertermia, quando a temperatura do corpo sobe acima do normal.
Dessa maneira, no caso de pessoas idosas, cuidar da pele também é importante para evitar hipertermia: o sol forte deve ser evitado, principalmente se for por longos períodos de tempo. Além disso, o protetor solar com FPS 30 ou acima deve ser passado diariamente nas áreas expostas do corpo como rosto e braços.
Múltiplos banhos, buchas e sabonetes antissépticos, e banhos com água muito quente ou longos também deve ser evitados por pessoas idosas, especialmente no verão, pois são fatores que promovem maior perda da barreira cutânea e são uma causa comum de coceira na Terceira Idade. Nossa equipe também recomenda que talcos sejam evitados, pois podem ressecar a pele.