Cuidados e prevenção da ceratose actínica em idosos - Residencial Geriátrico

Cuidados e prevenção da ceratose actínica em idosos

Cuidados e prevenção da ceratose actínica em idosos

Cuidados e prevenção da ceratose actínica em idosos 1024 684 agenciami
Cuidados e prevenção da ceratose actínica em idosos

A ceratose actínica, também conhecida como queratose solar, forma manchas vermelhas e ásperas na pele, que podem apresentar escamas, sendo mais frequente aparecerem no rosto e braços de pessoas com a cútis clara. Além do fato de provocarem coceira e dor, essas manchas têm risco de tornarem-se um câncer no futuro, por isso, é importante buscar consultar um médico para avaliação e eventual remoção.

Assim, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda 5 medidas fundamentais para o cuidado e prevenção desta enfermidade.

  1. Para começar, é importante evitar a exposição solar entre 10h 15h, ficando na sombra se possível.
  2. Além de evitar a exposição solar demasiada, utilizar chapéus, camisetas, e protetores solares.
  3. Falando em filtro e protetor solar, o ideal é buscar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha fator de proteção solar (FPS) 30 ao menos. Além disso, o produto deve ser aplicado a cada 2 horas durante o dia. 
  4. Examinar e observar a sua pele regularmente para procurar lesões e manchas suspeitas.
  5. Consultar um dermatologista ao menos uma vez por ano para exame completo, especialmente se houver histórico de exposição solar ou história familiar de câncer de pele.

Essas medidas são fundamentais para evitar o surgimento de diversas enfermidades de pele, incluindo a ceratose, e, é claro, para um diagnóstico precoce de qualquer doença de forma que o tratamento possa ser mais eficaz.