A presença de diabetes em pessoas idosas é relativamente comum, porém, a equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba gostaria de fazer a ressalva que o que conhecemos como diabetes é, na verdade, um grupo de doenças levando à elevação por longo intervalo de tempo da glicose no sangue. A causa dessa elevação é variada: ela pode acontecer porque o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou porque as células do corpo não respondem corretamente à insulina produzida.
Basicamente, a glicose é uma fonte de energia e a insulina promove a sua entrada nas células do nosso corpo. Dessa maneira, quando não temos insulina suficiente sendo produzida ou a sua ação é defeituosa, a glicose se acumula no sangue, levando à hiperglicemia, e falta de energia para o bom funcionamento das células.
Boa parte dos casos de diabetes, especialmente em pessoas idosas, pode ser classificada de duas maneiras: a diabetes tipo 1 é uma doença crônica causada pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas; e a diabetes tipo 2, também uma doença crônica, é causada pela ação defeituosa da insulina na absorção da glicose pelas células.
O cuidado para controlar a doença é fundamental, pois as complicações podem ser gravíssimas. Pessoas idosas com diabetes descontrolada têm maior propensão a sofrerem infarto, derrame, diminuição da capacidade visual, dor crônica, e perda da função dos rins.