Dicas da Geriatria Vivendas do Guaíba para cuidar da pele de idosos
O envelhecimento afeta todo o nosso corpo, incluindo o maior órgão de todos, a pele. É inevitável que algumas mudanças ocorram, porém, alguns hábitos e cuidados que podem ser adotados em qualquer momento da vida podem ser o diferencial para cuidar da pele.
Cuidar da exposição em excesso ao sol, evitar o tabagismo, o álcool demasiado, e ter uma alimentação saudável e balanceada são fatores fundamentais para cuidar da pele. Independentemente disso, o processo de envelhecer leva a um ressecamento e aumento da sensibilidade que demandam específicos.
Para cuidar da pele de pessoas idosas que é mais delicada, cuidados diários são fundamentais. Para começar, recomendamos a utilização de sabonetes neutros para o rosto e corpo, assim como evitar esponjas, banhos longos e muito quentes.
Falando em banho, após a pessoa idosa tomar um, é importante cuidar da hidratação que repõe a gordura natural perdida e cria uma barreira contra a perda de água da pele – procure um dermatologista para encontrar o creme mais adequado para você ou seu familiar idoso. Essa hidratação também é muito importante para proteger a pele de fatores externos que podem causar irritação e mesmo micro-fissuras.
Por fim, especialmente no verão, é fundamental lembrar-se da hidratação com água, sucos e chás, mesmo que o idoso não sinta sede – para manter o corpo funcionando corretamente, devemos tomar ao menos 2 litros de água diariamente. E claro, ao expor-se ao sol, a utilização de bonés, chapéus e filtro solar fazem a diferença!