Em pessoas acima dos 60 anos, a perda de memória é relativamente comum devido ao processo natural de deterioração dos nossos neurônios e retenção da memória. Porém, alguns hábitos que podem ser adotados em qualquer momento da vida podem ser o diferencial para prevenir ou diminuir a perda de memória.
A primeira dica é praticar exercícios físicos ao menos 3x por semana. Procure um médico e um educador físico para escolher a rotina de exercícios mais adequada ao seu corpo e sua rotina – você pode praticar musculação, pilates ou até simples caminhadas. O importante é que o exercício físico melhora a circulação sanguínea para o cérebro, protegendo as suas células.
Manter-se mentalmente ativo também é muito importante para prevenir a perda de memória. Dessa maneira, estimule o seu cérebro com atividades que desafiem o seu cérebro: procure fazer cruzadas, caça-palavras, sudoku e ler livros.
E não menos importante, ter uma dieta saudável e dormir entre 6 a 8h por dia é fundamental. Uma dieta saudável fornece antioxidantes e anti-inflamatórios para o cérebro que ajudam a prevenir a perda de memória e uma boa noite de sono auxilia o nosso cérebro a fixar memórias e consolidar o que aprendemos durante o dia.