Dicas da Geriatria Vivendas do Guaíba para evitar úlceras de pressão - Residencial Geriátrico

Dicas da Geriatria Vivendas do Guaíba para evitar úlceras de pressão

Dicas da Geriatria Vivendas do Guaíba para evitar úlceras de pressão

Dicas da Geriatria Vivendas do Guaíba para evitar úlceras de pressão 1200 800 agenciami
Dicas da Geriatria Vivendas do Guaíba para evitar úlceras de pressão

As úlceras de pressão são um problema muito grave para idosos que tenham alguma dificuldade de mobilidade, como pessoas acamadas, que usam cadeiras de rodas ou por diversos motivos, ficam muito tempo sentadas. As úlceras de pressão, também conhecidas como escaras, são feridas que surgem na pele quando a pessoa fica muito tempo na mesma posição e podem ter graves consequências se não forem tratadas.

As úlceras de pressão quando abertas e sem tratamento podem agravar-se rapidamente e são um risco enorme de infecções. O problema, entretanto, é que o seu tratamento não é fácil, especialmente se estão em estado avançado – por isso, profissionais especializados devem cuidar delas caso apareçam.

Por isso, conforme diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. E no caso das úlceras de pressão, vulgo escaras, a prevenção é feita por um procedimento relativamente simples, mas que deve ser seguido de forma rigorosa por todos que cuidam do idoso: as mudanças frequentes de decúbito.

Agora, o que é a mudança de decúbito? Simples: a mudança de posição do corpo da pessoa a pelo menos cada duas horas, isto é, se a pessoa acamada está deitada em uma determinada posição, a cada duas horas, é preciso mudá-la para outra posição de forma que ela fique deitada de bruços, de costas e de ambos os lados de maneira revezada. Esse procedimento evita o surgimento das escaras porque garante a circulação do sangue em todas as partes do corpo da pessoa idosa, mesmo naquelas que ficam em contato direto com as superfícies e que são mais propensas a desenvolverem as úlceras de pressão, como o bumbum, quadris, joelhos, ombros e calcanhares.