Durante o envelhecimento, perdemos nutrientes e passamos por mudanças hormonais que tornam os fios dos nossos cabelos mais frágeis e propensos a sofrer danos. Dessa maneira, a equipe do Residencial Vivendas do Guaíba possui algumas dicas para cuidar do cabelo de pessoas idosas.
A hidratação capilar é fundamental em todas as fases da vida, porém, na Terceira Idade, isso é ainda mais importante. A hidratação repõe a umidade perdida do cabelo, repara quadros de frizz, opacidade, pontas duplas e quebras, deixando o cabelo mais sedoso – para isso, procure máscaras capilares, óleos de finalização e condicionadores para cabelos secos e frágeis.
Assim como a nossa pele, os nossos cabelos também podem ser danificados pela exposição ao sol, ainda mais devido à fragilidade que o envelhecimento traz. Dessa maneira, em dias de exposição longa ao sol, é essencial utilizar os cabelos com bonés, chapéus e lenços, sendo que também é possível utilizar finalizadores com filtro solar.
Por fim, destacamos dois hábitos: aumentar a frequência dos cortes de cabelo e realizar uma escovação adequada. Cortes de cabelo curtos e repicados têm manutenção mais fácil e auxiliam na prevenção de quebra e pontas duplas; já em relação a escovação, por nossos cabelos estarem mais frágeis e ressecados na Terceira Idade, é muito importante utilizar escovas macias e pentear com delicadeza a fim de evitar danos ao couro cabeludo.