Assim como a passagem da infância à adolescência, a Terceira Idade traz diversas mudanças ao nosso corpo. Podemos ter mudanças no paladar, olfato, visão e audição, é claro, porém, algo que não é muito falado é que idosos podem passar a ter alergia ou intolerância a alimentos que consumiram a vida inteira ao envelhecerem.
No caso da intolerância à lactose, isto acontece, pois o corpo passa a ter problemas para produzir a enzima necessária para a digestão do leite e de seus derivados. A causa disso pode ser diversa, incluindo várias doenças.
O problema, é claro, é que o cálcio e outras vitaminas importantes para o nosso corpo têm como principal fonte o leite e derivados. Como lidar então com a intolerância à lactose em idosos?
Em primeiro lugar, hoje, já encontramos diversos produtos sem lactose que apresentam todos os benefícios do leite sem trazer efeitos colaterais. Alguns leites vegetais também, inclusive, possuem menos gordura e são mais nutritivos que o leite tradicional, bastando acostumar o paladar e o olfato.
Além disso, é possível conversar com médico e nutricionista para buscar tratamentos que auxiliem na produção da enzima que digere o leite e derivados. Por fim, também é possível adquirir sob supervisão médica e de nutricionista, óbvio, suplementos quando necessário.13