As temperaturas já estão baixando, por isso, a equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba preparou esta publicação com dicas para prevenir a gripe em pessoas idosas. Muitas vezes, apenas uma inconveniência para pessoas mais novas, a gripe e outras doenças respiratórias podem ter graves consequências em pessoas idosas.
Para começar, é preciso manter as vacinas em dia. As vacinas que são aplicadas gratuitamente pelo SUS e de forma prioritária em idosos, protegem os idosos da gripe comum, influenza, e outras doenças; e em especial, mesmo que não tornem a pessoa completamente imune, elas amenizam os sintomas e diminuem drasticamente as chances de que o idoso tenha mais de uma doença respiratória ao mesmo tempo.
Dê atenção especial aos hábitos e higiene pessoal: evite a propagação de vírus cobrindo a boca e o nariz ao tossir e espirrar – preferencialmente, utilize um lenço descartável e lave as mãos em seguida. Aliás, destacamos que lavar as mãos frequentemente é fundamental para prevenir e controlar doenças respiratórias.
Os ambientes devem ser ventilados para ajudar a dissipar os vírus, assim, abra janelas e portas quando for possível. Também recomendamos a limpeza periódica de mesas, maçanetas e outras superfícies em que colocamos as mãos sempre com álcool ou desinfetante.
Por fim, cuide da alimentação e hidratação do idoso. Frutas, verduras e legumes frescos são fundamentais para fortalecer as nossas defesas, pois as suas vitaminas ajudam o nosso sistema imunológico; enquanto isso, um corpo pouco hidratado torna nossas barreiras protetoras nos olhos, nariz e boca mais fracas contra organismos invasores, por isso, é importante oferecer água para idosos várias vezes ao dia.