O Mal de Parkinson é uma doença crônica e progressiva, isto é, os sintomas podem mudar e se agravar ao longo do tempo. Entre esses sintomas, os tremores e a rigidez são os mais comuns.
Além de consultar o seu médico periodicamente e ter o auxílio necessário, é importante perceber os padrões dos sintomas que podem variar em cada pessoa. Assim, temos algumas dicas para ajudar com as dificuldades que poderão vir à tona no dia a dia.
Em relação às vestimentas, não se apresse para vesti-las e faça uma coisa de cada vez. Deixe as roupas próximas e evite botões – troque por roupas com velcro ou zíper. Por fim, evite sapatos com cadarços, o ideal é usar aqueles que fecham com velcro, pois são mais fáceis de tirar e colocar.
Durante as refeições, procure usar talheres com cabos largos se você tiver dificuldade para segurá-los. Fale com sua nutricionista para consumir alimentos ricos em fibras e beba bastante água para evitar a constipação intestinal. E para evitar que a comida esfrie rapidamente, coloque o prato sobre uma bandeja térmica, assim, você pode comer no seu tempo.
Para o banho, corrimões e barras de segurança, além de uma cadeira no box do chuveiro são fundamentais para a sua segurança, assim como tiras antiderrapantes no chão. Prefira sabonete líquido, pois é mais fácil de segurar, e vista um roupão por alguns minutos caso tenha dificuldades para se enxugar com a toalha.
Por fim, para a fala e escrita, faça leituras em voz alta e respire profundamente no começo de cada frase, pois isso ajuda na concentração – cantar também é um excelente exercício para a fala. Escreva devagar e levante a caneta do papel após escrever uma frase (em relação à caneta, prefira caneta larga ou com cabo de borracha para facilitar o manuseio).