Dicas para evitar o surgimento de erisipela - Residencial Geriátrico

Dicas para evitar o surgimento de erisipela

Dicas para evitar o surgimento de erisipela

Dicas para evitar o surgimento de erisipela 1024 624 agenciami
Dicas para evitar o surgimento de erisipela

A erisipela é uma infecção cutânea causada por bactérias que leva ao surgimento de lesões na pele, além de trazer outros sintomas como febre, tremores, mal-estar, náuseas e vômitos. As lesões são brilhantes e geralmente são acompanhadas de dor, vermelhidão, e inchaço.

Essa doença é mais comum em pessoas idosas e pode ser razão de grande incômodo e ter graves consequências. Assim, temos algumas dicas para evitar o aparecimento da erisipela e também da erisipela de repetição.

Em primeiro lugar, se já foi feito o diagnóstico da erisipela, é preciso seguir o tratamento prescrito de forma rigorosa. Com a regressão da infecção, muitas pessoas deixam o tratamento de lado, tornando-se vulneráveis a erisipela de repetição, isto é, quando a doença ressurge ao não ser tratada corretamente.

Depois, enxague bem os vãos entre os dedos dos pés para evitar a proliferação de fungos, pois eles podem provocar lesões na pele por onde a bactéria causadora da erisipela poderá entrar em nosso organismo. E no caso de pessoas portadoras de diabetes que podem perder a sensibilidade nos pés, tornando-os mais suscetíveis a ferimentos, é preciso examiná-los pelo menos uma vez por semana para verificar se não há sinal de micose, bolhas, pequenos cortes ou calosidades.

Por fim, tentar manter o peso dentro dos limites, variar o calçado do dia a dia e utilizar meias elásticas para reduzir edemas também são boas ideias para evitar a erisipela. E lembre-se de procurar um médico ao identificar sinais da doença, pois a automedicação pode trazer graves consequências.