Dificuldades de engolir colocam idosos em risco - Residencial Geriátrico

Dificuldades de engolir colocam idosos em risco

Dificuldades de engolir colocam idosos em risco

Dificuldades de engolir colocam idosos em risco 1600 1066 simone

Um processo contínuo, o envelhecimento traz diversas mudanças em nossos órgãos, sendo que uma das mais comuns está na deglutição, levando à presbifagia. Ela altera funções de deglutição, deixando a pessoa idosa propensa a desenvolver disfagia. 

A presbifagia pode levar ao emagrecimento, perda de força muscular, desidratação, desnutrição e até mesmo a pneumonia. Dessa maneira, essas alterações na nossa função de deglutição têm um impacto enorme na qualidade de vida da pessoa idosa. 

A disfagia, em geral, é uma consequência de outros problemas como AVC, doenças neurodegenerativas ou neuromusculares ou após uma cirurgia para remover câncer do pescoço, por exemplo. Ela reduz as habilidades muscular, dificultando a deglutição, e o nosso reflexo de proteção das vias aéreas, o que aumenta a chance do idoso ter uma pneumonia ao aspirar corpos estranhos. 

Muitos idosos não relatam as dificuldades de deglutição por acharem que é algo normal do envelhecimento – por outro lado, muitas pessoas simplesmente substituem alimentos mais nutritivos por sopas e cremes ao notar alguma dificuldade. Porém, o ideal é que nutricionista, médico e fonoaudiólogo trabalhem juntos para ajudar o idoso a se alimentar bem e manter o máximo da sua capacidade de deglutição. 

Uma avaliação minuciosa das questões físicas e de nutrição são essenciais para evitar consequências que podem evoluir grave e rapidamente como desnutrição.