Calma, a equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba não está se referindo à romance, mas sim ao nosso órgão físico mesmo! O processo de envelhecimento ainda é envolvido em muitos mitos, mas será que idosos sofrerem mais do coração é um deles?
A resposta é não! É verdade que idosos possuem mais chance de terem algum problema no coração devido ao processo natural de envelhecimento dos nossos corpos. Independentemente de adotarmos hábitos saudáveis por toda a vida, o nosso coração também irá envelhecer, é claro, passando por mudanças absolutamente naturais que elevam as chances de pessoas idosas terem problemas cardíacos.
A principal mudança que leva pessoas idosas a terem maior chance de adquirirem problemas cardíacos é a perda da flexibilidade do coração, especialmente da aorta, a artéria que recebe os primeiros jatos bombeados pelo coração.
Essa rigidez leva o coração, um músculo, a ter que fazer mais esforço para bombear o sangue, elevando a nossa pressão. Além disso, pessoas idosas frequentemente têm calcificação das válvulas aórticas, fazendo com que o caminho do sangue fique mais estreito.
Essas mudanças são naturais e inevitáveis, mas uma mudança de rotina para adotar hábitos saudáveis é claro que diminui muita a chance de contrairmos qualquer doença. Por isso, lembre-se que nunca é tarde para novas práticas.