Apesar de poder acontecer em qualquer momento da nossa vida, a incontinência urinária é mais comum na terceira idade, especialmente entre as mulheres. A questão é que mesmo trazendo prejuízos para a qualidade de vida, a incontinência urinária, muitas vezes, não é tratada – por isso, é importante entender que a incontinência urinária é comum em pessoas acima de 60 anos de idade, mas é um problema que pode ser tratado.
A incontinência urinária não é parte normal do envelhecimento, é um problema médico que causa vazamentos acidentais de urina. Quando não é tratada, pode levar ao isolamento social, baixa autoestima, ansiedade e depressão ao privar a pessoa de desfrutar atividades comuns, como encontrar amigos e familiares, por receio de passar por situações embaraçosas.
A incontinência urinária em idosos pode ter uma série de causas e as mudanças que o envelhecimento trazem ao nosso corpo favorecem o surgimento do problema. Por exemplo, os nossos músculos da bexiga tornam-se mais fracos, a nossa bexiga tem menor capacidade, a próstata aumenta homens, e os músculos pélvicos tornam-se mais fracos no caso das mulheres.
Porém, é importante salientar novamente que ao sofrer deste problema, o idoso deve procurar ajuda médica. Para além de medicamentos ou cirurgia, mudanças no estilo de vida e na dieta podem ser indicados para tratar o problema assim como exercícios para músculos pélvicos ou programar idas ao banheiros.