O idoso caiu. E agora? Dicas da Geriatria Vivendas do Guaíba - Residencial Geriátrico

O idoso caiu. E agora? Dicas da Geriatria Vivendas do Guaíba

O idoso caiu. E agora? Dicas da Geriatria Vivendas do Guaíba

O idoso caiu. E agora? Dicas da Geriatria Vivendas do Guaíba 1200 800 agenciami

Com o envelhecimento, as quedas tornam-se o acidente doméstico mais comum, principalmente se o ambiente não é adaptado para essa nova fase da vida e as limitações da idade não são compreendidas. Dessa forma, a Geriatria Vivendas do Guaíba tem algumas dicas sobre o que fazer caso uma queda aconteça.

Para começar, devemos verificar se a pessoa idosa está consciente e caso estiver, questionar se há dores. Em seguida, procure ver se há machucados com sangramentos ou fraturas – caso o idoso não consiga mexer alguma parte do corpo e relatar dor intensa, é bem provável que uma fratura tenha ocorrido.

Em segundo lugar, evite movimentar a pessoa idosa. Apenas auxilie o idoso a ficar em uma posição confortável e reta sem fazer movimentos bruscos. Se for necessário ir a um hospital, faça isso imediatamente e caso não seja possível levá-lo, chame um serviço de emergência.

Caso a queda não tenha sido grave, o idoso deve ficar sentado até recuperar-se do trauma. Nas próximas horas e dias, pergunte como o idoso está se sentindo, se tem tonturas, náuseas e procure por hematomas. Caso a dor persistir ou aumentar ou idoso sentir tonturas, procure um hospital.

Por fim, mesmo que a queda não tenha gravidade, procure um médico para pesquisar se não há alterações no corpo que levaram à queda – dessa maneira, você pode evitar acidentes futuros.