A chegada do outono diminuindo as temperaturas com o inverno já batendo à porta traz à tona gripes e resfriados que podem causar muita incomodação para pessoas idosas. Dessa maneira, a equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba gostaria de esclarecer as diferenças entre gripe e resfriado.
Ambas doenças são virais, isto é, causadas por vírus. A gripe tem como causa o vírus influenza que tem diversos tipos e subtipos, isto é, possuindo muitas mutações – e é por isso que idosos precisam ser vacinados todos os anos.
Em geral, os sintomas da gripe surgem quatro dias após o contato com o vírus e duram mais de 7 dias. Entre eles, estão a febre alta, tosse, dor de garganta, cansaço e dor intensa no corpo.
Os resfriados são causados por outros diversos tipos de vírus, sendo que o rinovírus é um dos mais comuns. Quem está resfriado, sofre de sintomas como coriza, febre baixa, tosse espirros – os sintomas são muito similares à gripe, porém, são menos intensos e a recuperação é mais rápida.
Por fim, outra grande diferença entre a gripe e os resfriados é a sazonalidade. A gripe é mais comum no outono e inverno, enquanto os resfriados acontecem em qualquer época do ano.