A degeneração macular é uma doença que pode causar cegueira de forma irreversível. Dessa maneira, a equipe do Residencial Vivendas do Guaíba gostaria de falar mais sobre ela, pois se identificada cedo, familiares e idosos podem se preparar para momentos mais difíceis.
A degeneração macular afeta a mácula, a área central e crítica da retina. Ela causa uma lesão progressiva da mácula, levando à perda gradual da visão central – essa perda pode afetar atividades como ler e identificar traços de fisionomia, mesmo de entes queridos.
Entre os fatores de risco para a doença, podemos citar a idade, histórico familiar, tabagismo, doenças cardiovasculares, e hipertensão. A degeneração macular pode ser classificada em dois tipos, seca e úmida.
No caso da degeneração macular seca, a mais comum, os tecidos da mácula tornam-se mais finos conforme as células desaparecem. Já a degeneração macular úmida se desenvolve quando vasos sanguíneos anormais aparecem na frente da coróide, sendo a principal responsável pela perda da visão central.
Infelizmente, não há uma cura para a doença, por isso, exames periódicos que possam servir de alerta e dar tempo de preparação para a pessoa idosa e familiares são fundamentais.