A diabetes é, na verdade, um grupo de doenças em metabólicas em que os níveis de glicose no sangue ficam elevados por um longo intervalo de tempo. Essa situação pode acontecer devido à produção insuficiente de insulina pelo pâncreas ou por uma resposta inadequada das células do corpo à insulina produzida.
A principal função da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo. Assim, a falta de insulina ou defeito na sua ação resulta no acúmulo de glicose no sangue, o que denominamos de hiperglicemia.
A maioria dos casos de diabetes pode ser divida em dois casos: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. A diabetes de tipo 1 é uma doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, já a diabetes de tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar, isto é, a glicose, no sangue.
Além dessas duas formas, também são conhecidos casos de diabetes gestacional que ocorre de forma temporária durante a gravidez. As taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas não chegam a ser tão elevadas ao ponto de serem classificadas como diabetes tipo 2.