A esclerose múltipla é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso central do cérebro, provocando inflamação e destruição da mielina. A perda da mielina, que reveste fibras nervosas e acelera sinais elétricos transportados por ela, prejudica a transmissão dos impulsos nervosos, gerando sintomas motores, sensitivos e psicológicos.
Infelizmente, a causa da esclerose múltipla é desconhecida. Os sinais e sintomas da doença variam de acordo com as funções da região afetada no cérebro, assim como a sua evolução que varia bastante.
Entre os sintomas, estão alterações sensoriais como perda de sensibilidade, formigamento, dor, queimação e distúrbios visuais. Entre as alterações motoras estão fraqueza, tremores, dificuldade de coordenação, de fala, deglutição e marcha, assim como incontinência ou retenção urinária e constipação.
E tratando-se de sintomas psicológicos, a esclerose múltipla causa alterações cognitivas e de memória, depressão, instabilidade emocional e dificuldades no aprendizado. Por fim, fadiga e sensibilidade à temperatura, especialmente ao calor, também são comuns entre os pacientes.