A perda de memória é algo relativamente comum em pessoas com mais de 60 anos, sendo algo natural devido à deterioração dos nossos neurônios e de sua capacidade de retenção de memória. Entretanto, alguns hábito ao longo da vida podem ser fundamentais para prevenir ou diminuir a perda de memória.
Em primeiro lugar, é recomendada a prática de exercícios físicos pelo menos 3x por semana. Musculação, pilates, caminhadas, enfim, aquilo que for mais adequado para você e a sua rotina – o importante é exercitar-se, pois o exercício físico melhora a circulação e o fluxo sanguíneo para o cérebro, protegendo as suas células.
Outro hábito muito importante para prevenir a perda de memória é manter-se mentalmente ativo. Isso é fundamental para estimular as células do cérebro e impedir a sua deterioração: dessa forma, procure fazer cruzadas, caça-palavras, sudoku, ou ler livros, o importante é desafiar a sua mente constantemente.
Por fim, ter uma dieta saudável e dormir entre 6 e 8h por dia também é essencial. Uma dieta livre de produtos industrializados, mas rica em frutas, vegetais, carne branca, e alimentos integrais traz antioxidantes e anti-inflamatórios para o cérebro que ajudam na prevenção da perda de memória e no desenvolvimento do Alzheimer; já uma boa noite de sono faz com que nosso cérebro consiga fixar as memórias e consolidar o que aprendemos durante o dia, sem contar que um cérebro cansado aumenta os níveis de estresse e dificulta a retenção de informações e raciocínio ao longo do tempo.