O que fazer quando há perda de apetite em idosos - Residencial Geriátrico

O que fazer quando há perda de apetite em idosos

O que fazer quando há perda de apetite em idosos

O que fazer quando há perda de apetite em idosos 1000 667 simone

A perda de apetite é um problema que atinge muitas pessoas idosas e pode ter consequências graves se não for tratado, como a desnutrição. Afinal, uma dieta saudável e equilibrada é importantíssima para manter uma boa saúde e nosso corpo e mente funcionando corretamente. 

Por isso, a Geriatria Vivendas do Guaíba quer falar um pouco sobre o que fazer quando você se depara com a perda de apetite na Terceira Idade. Idealmente, uma pessoa adulta, independentemente da idade, deve ter ao menos três refeições básicas no dia: o café da manhã, o almoço, e a janta. 

Dito isso, é recomendado que pequenas refeições com lanches ou uma simples fruta sejam feitas de três em três horas. Dessa forma, o primeiro passo é sempre prestar atenção às mudanças de apetite, isto é, se a pessoa idosa está realizando ao menos três refeições básicas. 

Em seguida, ao notar a mudança de apetite, você deve procurar um médico para entender as causas – a perda de apetite pode estar relacionada ao uso de medicamentos, de problemas bucais, ou ser sintoma de alguma doença mais grave. Durante esse momento, evite a automedicação, isto é, não tome nenhum medicamento, suplemento ou vitamina sem uma indicação médica prévia. 

Para complementar, nossa equipe recomenda que após muitas horas sem alimentar-se, você evite alimentos gordurosos e com alto teor calórico. Isto pois o corpo pode ter dificuldades com a digestão e a pessoa acabar passando mal.