As quedas são o acidente doméstico mais comum na terceira idade, especialmente quando as limitações da idade não são bem aceitas ou percebidas e o ambiente doméstico não é adaptado para essa nova fase da vida. Assim, queremos lhe explicar o que fazer quando uma pessoa idosa sofre uma queda.
Em primeiro lugar, veja se o idoso está consciente e se estiver, pergunte se sente dor em alguma parte do corpo. Em seguida, verifica se há machucados com sangramentos. Em seguida, procure identificar fraturas – se o idoso não conseguir mexer alguma parte do corpo e relatar forte dor, é provável que algum osso tenha sido fraturado.
Depois, lembre-se de evitar movimentar o idoso. Auxilie a pessoa idosa a ficar em uma posição reta e confortável sem fazer movimentos bruscos; e se for necessário ir até um hospital, ele deve ser levado o mais imóvel possível. Se você não puder fazê-lo, chame um serviço de emergência.
Se a queda não for vista como grave, a pessoa idosa deve ficar sentada por algum tempo até se recuperar do trauma. Nas próximas horas e no próximo dia, questione o idoso sobre como ele está se sentindo, se tem tonturas ou náusea, e observe se há hematomas. Se a dor persistir ou aumentar e se o idoso tiver tonturas, o ideal é procurar um hospital.
Por fim, mesmo que a queda não pareça grave, procure um médico especialista para um exame investigativo para descobrir se há alguma alteração no corpo que pode ter ocasionado a queda. É importante lembrar que quedas não podem ser tratadas como algo normal, pois as consequências podem ser graves.