As altas temperaturas do verão podem ser perigosas para qualquer pessoa se alguns cuidados não forem atendidos, mas ainda mais para pessoas idosas. Por isso, a Geriatria Vivendas do Guaíba preparou essa publicação com três pontos fundamentais que você precisa saber para cuidar de idosos no verão.
Em primeiro lugar, é preciso tomar muito cuidado com a hidratação. Quando envelhecemos, sentimos menos sede, mas o nosso corpo ainda precisa de ao menos 2 litros de água para funcionar corretamente – dessa maneira, mesmo que não sinta sede, a pessoa idosa deve continuar se hidratando, logo, você deve oferecer água, sucos e chás várias vezes ao dia, mesmo que ela não peça,
Depois, as altas temperaturas não podem ser inibidoras de exercícios físicos, afinal, eles são críticos para a saúde das pessoas idosas. Entretanto, a prática de atividades físicas no verão deve ser mais moderada a fim de evitar problemas de pressão e desidratação. O ideal é que eles sejam realizados em horários com temperaturas amenas e sempre utilizando filtro solar e bonés.
Por fim, é preciso ficar atento aos sinais de hipertermia, isto é, com o aumento da temperatura do corpo devido ao calor. Contraturas musculares, náuseas, vômitos, dor de cabeça, fraqueza e queda repentina de pressão são alguns dos sinais da hipertermia – além disso, o risco de quedas com graves consequências aumenta nesse momento.