O que você precisa saber sobre alimentação para idosos com osteoporose - Residencial Geriátrico

O que você precisa saber sobre alimentação para idosos com osteoporose

O que você precisa saber sobre alimentação para idosos com osteoporose

O que você precisa saber sobre alimentação para idosos com osteoporose 1200 800 agenciami
O que você precisa saber sobre alimentação para idosos com osteoporose

A osteoporose é uma doença crônica que ocorre quando há diminuição progressiva da massa óssea, tornando os ossos frágeis e propensos às fraturas. Ela não apresenta sintomas, sendo descoberta em exames de controle e prevenção de saúde geral, sendo mais comum em mulheres, especialmente após a menopausa.

Quando falamos em osteoporose e alimentação, a primeira coisa que pensamos é no consumo do leite por ser rico em cálcio. Então, sim, o leite e seus derivados são excelentes fontes de cálcio e devem ser consumidos por pessoas com osteoporose, porém, há outros alimentos que também podem fornecer o cálcio necessário para o seu corpo, além de outras vitaminas e sais minerais, como a couve, a rúcula, a ervilha, a lentilha, o espinafre e castanhas do pará, de caju e nozes.

Entretanto, apenas o cálcio não basta. Para uma boa absorção do cálcio, é preciso o consumo de vitamina D presente em alimentos como salmão, ovos e sardinha, no entanto, a melhor maneira para produzir vitamina D suficiente para o organismo é tomar banho de sol diariamente por pelo menos 20 minutos.

E para que a vitamina D fique ativa, o corpo precisa de magnésio. Este importante mineral é encontrado em sementes de abóbora, gergelim, linhaça, castanhas, amêndoas, amendoim e aveia, por exemplo.

Além disso, com o avanço da doença e avaliação médica, é possível fazer uso de suplementos à base de cálcio e vitamina D. É fundamental ter uma dieta equilibrada, com alimentos in natura, sem industrializados, e com sal moderado para que o seu corpo possa absorver todos os nutrientes, incluindo o cálcio, a vitamina D e o magnésio – para isso, o acompanhamento médico e de nutricionista é essencial.