O Residencial Vivendas do Guaíba explica o que são escaras - Residencial Geriátrico

O Residencial Vivendas do Guaíba explica o que são escaras

O Residencial Vivendas do Guaíba explica o que são escaras

O Residencial Vivendas do Guaíba explica o que são escaras 1380 920 simone

O cuidado com pessoas idosas é complexo, por isso, a Geriatria Vivendas do Guaíba gostaria de falar um pouco mais sobre as úlceras de pressão, o termo médico usado para designar o que comumente é conhecido como escaras. As dificuldades de movimentação que surgem com a idade podem levar ao aparecimento de escaras mesmo que a pessoa não esteja acamada – se a pessoa fica muito tempo sentada, por exemplo. 

As escaras vão do tipo 1 ao 4, sendo que no primeiro nível são caracterizadas por vermelhidão na pele que não desaparece após o alívio da pressão; já no grau 4, as estruturas profundas são afetadas, há necrose de músculos e tendões, e aparecimento da estrutura óssea. 

As laterais dos quadris, calcanhares, orelhas, joelhos, ombros e a região sacral são os locais mais frequentemente acometidos por escaras. Essas regiões são mais afetadas porque esses locais ficam por mais tempo sobre superfícies, dificultando a circulação de sangue. 

As escaras são uma porta de entrada para bactérias que podem causar infecções severas, por isso, a sua prevenção e tratamento devem ser prioridade. A prevenção, por ser relativamente fácil e simples, especialmente quando há um corpo de profissionais dedicados, é o melhor caminho, pois basta mudar a posição do corpo da pessoa de 2 em 2 horas.