O Residencial Vivendas do Guaíba fala sobre alimentação para idosos com osteoporose - Residencial Geriátrico

O Residencial Vivendas do Guaíba fala sobre alimentação para idosos com osteoporose

O Residencial Vivendas do Guaíba fala sobre alimentação para idosos com osteoporose

O Residencial Vivendas do Guaíba fala sobre alimentação para idosos com osteoporose 1280 853 simone

A osteoporose é uma doença crônica e progressiva, portanto, ainda sem cura, que causa diminuição da massa óssea – essa diminuição torna nossos ossos mais frágeis e propensos às fraturas, um problema relativamente comum no caso de idosos. A fim de prevenir ou diminuir os efeitos da osteoporose, a alimentação é uma aliada muito importante. 

A maioria de nós já sabemos da relação entre o cálcio e o leite. O leite e seus derivados como queijos e iogurtes são fontes ricas em cálcio – e esse mineral é crítico para fortalecer os nossos. Portanto, devem estar presentes na dieta de idosos, mas existem outras opções de fontes de cálcio que também devem estar na alimentação: couve, ervilha, lentilha, espinafre e rúcula são algumas delas. 

Dito isso, a nossa nutrição é complexa, dessa maneira, para que o cálcio seja absorvido, precisamos de vitamina D em nossas refeições, o que pode ser obtido através de salmão, ovos e sardinhas. Mas a melhor forma de conseguir vitamina D é através de banhos diários de sol por ao menos 20 minutos. 

E para ativar a vitamina D que irá auxiliar na absorção do cálcio, fortalecendo então nossos ossos, o magnésio, outro mineral, é uma inclusão obrigatória em nossos pratos. Ele pode ser obtido através de alimentos como sementes de abóbora, castanhas, linhaça, gergelim, amêndoas, amendoim e aveia, por exemplo.

O processo parece complexo, mas não poderia ser mais simples. Assim, resumindo, basta uma dieta rica em ingredientes naturais como leite, queijo, folhas verde-escuras, e aveia junto com banhos de sol sempre que possível para auxiliar na prevenção ou combate aos efeitos da osteoporose em idosos.