Na Terceira Idade, o acompanhamento com médico e nutricionista é muito importante para detectar a anemia, um problema relativamente comum em idosos. A falta de ferro e outros nutrientes é uma das causas, porém, a anemia também pode ser consequência de outros problemas, inclusive, algo mais grave como câncer.
Destacamos o acompanhamento com especialistas e a realização de exames, pois enquanto não é crítica, a anemia não apresenta sintomas, em geral. Dito isso, no caso de pessoas idosas, fadiga, falta de ar e fraquezas podem ser sinais de anemia – a questão é que esses sinais são muitas vezes confundidos como algo natural da velhice, por isso, exames de rotina são fundamentais.
E aqui entra o alerta da equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba21: quando não é tratada, a anemia pode levar a muitos problemas, já que ela leva a falta de suprimento de oxigênio, prejudicando os órgãos, disfunções cardíacas, déficit de memória e confusão mental. Quando a pessoa idosa tem outras doenças, essas consequências são ainda mais comuns.
A anemia é um problema comum em idosos, mas não pode ser tratada como algo natural do envelhecimento, pois afeta essencialmente a qualidade de vida da pessoa. Uma dieta saudável e balanceada com alimentos ricos em ferro e vitamina B12 é fundamental para a sua prevenção, ressaltando a importância do acompanhamento com médico e nutricionista.