O Residencial Vivendas do Guaíba fala sobre o consumo de álcool por idosos - Residencial Geriátrico

O Residencial Vivendas do Guaíba fala sobre o consumo de álcool por idosos

O Residencial Vivendas do Guaíba fala sobre o consumo de álcool por idosos

O Residencial Vivendas do Guaíba fala sobre o consumo de álcool por idosos 1066 1600 simone

O consumo excessivo de álcool é um fator de risco para diversas doenças em qualquer idade, especialmente para doenças crônicas. No caso de pessoas idosas, o consumo de álcool em excesso é mais preocupante, pois pode levar a complicações graves de saúde e até a óbito.

No caso de pessoas idosas, o consumo de álcool é mais preocupante, pois ao envelhecermos, a tolerância do nosso corpo ao álcool diminui pela redução de metabolização hepática e função renal, entre outros fatores, e temos uma maior tendência à desidratação. Dessa maneira, os efeitos da ingestão do álcool na Terceira Idade pode ter efeitos mais acentuados do em adultos do mesmo sexo e peso.

Entre os efeitos nocivos do uso de álcool por idosos, podemos destacar déficits do funcionamento intelectual e cognitivo, dificuldades de comportamento, aumento de comorbidades e agravos de outros problemas de saúde. Além disso, o risco de quedas e lesões aumenta com o consumo de álcool – quedas que podem ter consequências muito graves para pessoas idosas.

Por fim, a equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba alerta que o consumo de bebidas alcoólicas é um fator de risco para o início precoce de demências, prejudicando planejamento motor, coordenação motora, equilíbrio, fala, e funções cognitivas. Essas alterações podem levar a limitações físicas significativas, dessa maneira, o consumo de álcool por idosos deve ser limitado.